A mobilidade elétrica será o principal pilar do setor de transporte nos próximos anos, já que é possível reduzir a emissão de gases de efeito estufa (nocivo para o meio ambiente) e também economizar, esses são os principais fatores de impulsionamento deste setor e não existem dúvidas de que o futuro elétrico está mais perto do que se imagina.
A tecnologia se torna uma grande aliada para o desenvolvimento do mercado de veículos elétricos e estamos prestes a viver um momento de grandes mudanças no setor automobilístico que possui em sua maioria veículos a combustão (estes que já foram popularizados). Mas isto vai além do carro elétrico e está relacionado a todo tipo de locomoção.
Surgem novas necessidades neste mercado:
- Baterias de alta capacidade e eficiência estão estendendo a autonomia dos veículos elétricos.
- integração de sistemas de energia inteligentes, permitindo que os veículos não apenas consumam energia, mas também a forneçam de volta à rede. Entenda mais sobre isto neste link: https://canalve.com.br/veiculo-para-tudo-v2x-pode-acelerar-a-transicao-energetica/
Mais do que um luxo a mobilidade elétrica é uma saída para os problemas climáticos que se intensificam, não somente ela, todavia a transição energética, que possuem sua urgência, sendo assim, alguns desafios servem de entrave a revolução elétrica:
- Os custos iniciais dos veículos elétricos ainda podem ser um obstáculo para muitos consumidores, embora estejam gradualmente diminuindo.
- Infraestrutura de carregamento precisa crescer para atender a demanda.
Além disso, novas oportunidade de desenvolvimento de soluções aparecem em meio ao setor que dá seus primeiros passos na busca por benefícios ambientais, avanços tecnológicos e um impacto social positivo, a transição para a mobilidade elétrica é mais do que uma simples mudança de veículos – é uma mudança em direção a um futuro mais sustentável e conectado.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais ou deixe seu comentário.